segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Deu certo!

Olá amigos!

Hoje esrevo aqui para agradecer todos os tipos de manifestações positivas que recebi e para dizer que, somando reza braba com muito estudo (não entrarei em mérito do que contribuiu mais!), DEU CERTO!

Sim, agora deixa eu explicar melhor o por quê disto tudo.
O negócio é o seguinte: no momento eu aspiro a uma vaga num mestrado acadêmico em administração de empresas, mais especificamente na área de finanças, mais especificamente ainda no estudo de investimentos em ambientes de mudança.

Algumas perguntas frequentes:
1) Isto é um MBA? Não!!!!! É um mestrado acadêmico, com enfoque em pesquisa mesmo.
2) Por que não fazer um mestrado em engenharia? Bom, aqui tenho várias razões. Acho que as principais são: a engenharia já me deu toda a base de uma visão de mundo riquíssima. Quero usar este conhecimento e esta perspetiva para abrir minha cabeça e explorar um mundo diferente. É pelo desafio - de sair da minha zona de conforto - e por enxergar que no futuro isto trará ferramentas valiosas para o meu trabalho.
3) Vai ter liberação no trabalho? Oficialmente não. Sim, sou louca. Mas conto com a compreensão da minha chefa nos momentos mais tensos.

Bom, agora que contextualizei posso contar o resto. Para entrar em qualquer mestrado/doutorado em adm no país, é preciso, primeiramente, passar no famigerado Teste ANPAD. Eu nem sabia que isso existia, até que um amigo me falou desta prova, que é feita três vezes por ano pela ANPAD - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduaçao em Administração. Aí começou o drama: quando eu descobri isso, só haveria mais uma prova este ano - dia 12 de setembro. Se eu não fosse bem nesta prova, só poderia entrar no mestrado em 2012!
Também tem o fato de que a nota da prova é relativa, e que não existe "passei" ou "não passei" nesta prova. Tudo depende da universidade para o qual você está se candidatando. Ela pode achar sua nota suficiente ou não. Mas, para dar uma ideia, a COPPEAD, que é a mais exigente aqui do Rio, costuma admitir somente alunos com aproveitamento maior que 95% na prova.
Enfim, resolvi me preparar para a prova (nesta época faltava uns 2 meses para ela acontecer). A preparação tinha que ser muito focada no tempo. A prova é constituída de 100 questões, sendo 20 de cada matéria: raciocínio lógico, quantitativo (no caso, matemática), português, inglês e raciocínio analítico (que é a materia mais surreal que já estudei). Cada prova destas tem 50 minutos para ser feita, e ainda tem que preencher o cartão de respostas (daqueles que tem que pintar cada resposta). Fiz um cursinho que tomou praticamente todo meu tempo, porque quando não estava na aula, estava estudando em casa. Além disso, cancelei minha ida ao RS no feriadão de 7 de setembro em cima da hora, pois faltava somente uma semana para a prova.

E, finalmente, hoje saiu o resultado da prova. Como eu disse, não dá para saber se "passei" ou não, mas, sinceramente, com esta nota, não dá pra não passar. Dos 600 pontos possíveis, fiquei com 563,14, o que me deu um percentual de 99,28%!!!!!!!!!!! Este percentual significa que 99,28% dos candidatos tiraram nota inferior à minha, o que, sem brincadeira, deve estar entre os primeiros lugares no país!!!!!

Nem preciso dizer que to super, super feliz, com a sensação do dever cumprido.

Mas não para por aí: o processo seletivo tem outras etapas e vai até dezembro...
Como eu não conto com o ovo dentro da galinha, só sei que tenho muito trabalho até conseguir minha vaga.

Mas o primeiro passo foi dado, e com louvor!

2 comentários:

Lisia disse...

Uhuuuu, lindona!
Eu sabia que tu ia te dar bem, tinha certeza.
Mas vale o 99,28 ou o aproveitamento?

Beijo e parabéns!!!!

:)))

Cissa disse...

=DDD Brigada! To faceira que só!
O que vale para a universidade são os pontos, no caso 563,14. Mas, normalmente as pessoas falam sobre a prova em termos de %. Por isso escrevi os dois ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...