domingo, 22 de março de 2009

Medo - Tiroteio em morro de Copacabana

Esqueci de comentar algo muito ruim que está acontecendo aqui em Copa.

Muitas vezes eu tenho a impressão de escutar tiros, mas eu nunca sei se realmente são tiros ou fogos de artifício, porque eu acho que nunca ouvi tiros de verdade (e prefiro, na minha ingenuidade, achar que as pessoas por aqui tem muito o que comemorar com fogos!).

Mas ontem de noite, eu estava aqui no meu quarto estudando, quando comecei a ouvir muitos estouros. Eu, naquela dúvida de sempre, querendo acreditar que eram fogos. Mas aí eu vi que, depois de uma sequência de estouros, meus vizinhos da frente, que estavam na sacada, correram para dentro e fecharam as janelas. Fiquei alerta.

Um pouco depois eles saíram e ficaram apontando pro morro (tem um morro no final da rua, que eu só enxergo o paredão de pedra. Mas eu sei que atrás do paredão tem uma favela.), e logo em seguida, com mais uma saraivada de tiros (nessa altura eu já estava convencida de que eram tiros) correram novamente para dentro.

Eu não tive coragem de ir até a janela para ver alguma coisa. Fechei ela (apesar de saber que este janelão de vidro não me protege de nada), e tentei esquecer e seguir o barco do estudo.

Aí que hoje lá pelo meio da manhã recomeçou a história, mas depois acalmou.
Lá por meio dia eu saí, porque precisava comer, e aí que o bicho pegou.

As pessoas na rua não falavam de outra coisa. Um vizinha, saindo do prédio do lado do meu, comentou que a janela dela está marcada de bala. E aí eu já não sabia se queria voltar pra casa ou ir pra longe, na direção da praia.

Primeiro querendo voltar pra casa, ouvi mais uma série de tiros, e vi as pessoas correndo pra dentro dos prédios, lojas e restaurantes, algumas até se abaixando na rua mesmo. Eu parei no cantinho de um prédio, meio sem saber o que fazer. Fui em direção da praia, achei que era melhor.

Tive uma sensação muito estranha e ruim. Medo, medo DE VERDADE.
E ouvia as conversas aqui e ali (não tinha muita gente na rua, porque estava chovendo, e talvez por causa desses fatos, mas as que estavam na rua só comentavam esse assunto), e ficava cada vez mais assustada.

Tratei de comer rapidinho, voltar correndinho pra casa, já trazendo "mantimentos" para a janta.

Aí resolvi pesquisar na internet e achei no site da Globo essa notícia (a Ladeira dos Tabajaras é a umas duas quadra da minha casa...):

Tiroteio assusta moradores na Ladeira dos Tabajaras

Criminosos da Rocinha teriam tentado invadir a favela.
Segundo a PM, o policiamento foi reforçado no local.

Do G1, no Rio

Um intenso tiroteio entre traficantes rivais assustou moradores no início da tarde deste domingo (22) na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o 19º BPM (Copacabana), criminosos da Rocinha teriam tentado invadir a favela durante a madrugada e estariam escondidos na mata. Ainda não há informações de feridos.

Por causa do confronto, os serviços de transporte alternativo e mototáxi foram suspensos. A Polícia Militar informou que reforçou a segurança no local.

No fim da noite de sábado (21), um outro confronto entre traficantes no Morro Pavão-Pavãozinho, também em Copacabana, assustou moradores. Segundo policiais do 19º BPM (Copacabana), criminosos da da Rocinha também teriam invadido a comunidade. Não há informações sobre feridos.


Gente, MEDO, MEDO DE VERDADE...

É que às vezes eu esqueço que estou no Rio...


UPDATE

Dois suspeitos são presos após tiroteio na Ladeira dos Tabajaras

Criminosos da Rocinha teriam tentado invadir a favela.
Segundo a PM, o policiamento foi reforçado no local.

Do G1, no Rio

Policiais militares do 2º BPM (Botafogo) prenderam, na tarde deste domingo (22), dois suspeitos de envolvimento no tiroteio na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a polícia, o confronto envolveu traficantes rivais. Um dos presos estava ferido.

A troca de tiros começou logo após criminosos da Rocinha terem tentado invadir a favela ainda pela madrugada. Durante o dia, vários disparos foram ouvidos na comunidade, assustando os moradores. Por causa do confronto, os serviços de transporte alternativo e mototáxi foram suspensos. A Polícia Militar informou que reforçou a segurança no local.

De acordo com a PM, os dois suspeitos foram presos quando deixavam a favela, pela Rua Pinheiro Guimarães. Os dois teriam se escondido na mata. Um deles estava ferido em uma das pernas. Os dois seguiam em direção a um hospital da região. Os suspeitos, segundo a polícia, teriam confessado a participação no confronto.

O ferido foi encaminhado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul da cidade. O outro foi levado para a 10ª DP (Botafogo), onde o caso foi registrado. Com eles, os policiais apreenderam uma metralhadora, uma granada, munições e drogas.


PELOAMORDEDEUS: "uma metralhadora, uma granada, ..."
Só dois foram presos, e tinham uma metralhadora e uma granada... E os que ainda estão lá?

Às vezes esqueço que estou no meio de uma guerra civil...

UPDATE:

- Operação na Zona Sul deixa um morto e 11 presos, diz comandante de batalhão

- PM segue com patrulhamento na Ladeira dos Tabajaras

- Guerra entre traficantes volta a assustar Lagoa, Humaitá e Copacabana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...