domingo, 10 de julho de 2011

Sobre tatuagens

Sou muito fã da Cris Guerra, pela sua história (que você pode conhecer no Para Francisco) ou no seu blog de moda, o Hoje Vou Assim.

Mas o que eu quero falar dela hoje não é nem sobre Francisco, nem sobre seus outfits. Verdade seja dita: as tatuagens dela são liiiindas. E hoje, fuçando aqui e ali, achei um vídeo em que ela fala um pouco delas.




(Não me surpreende que a preferida seja a "Delicadeza". Eu achei linda quando vi pela primeira vez porque ela, na sua forma, exprime tudo.)

Acho legal ela explicando as tatuagens porque todo mundo sempre me pergunta o porquê de cada uma das minhas (por enquanto três). Acho normal a curiosidade e explico, sem problema nenhum, o significado que cada uma tem pra mim. Também não tenho nenhum problema em dizer qual doeu mais, e acho graça quando as pessoas fazem cara de dor quando imaginam uma tatuagem em cima dos ossinhos da costela.

Mas existem aqueles comentários/perguntas desagradáveis recorrentes... Esclarecendo: as tatuagens foram todas feitas pra mim. Elas estão situadas no meu corpo. Ficarão ali até o final dos meus dias. Então, não é porque eu tenho um "Love" tatuado na nuca que ele foi feito em homenagem a alguém. Melhor: to someone ELSE. Porque ela foi em homenagem a alguém: EU! Eu me amo, e não posso esquecer de me amar nunca. E assim com as outras também. Todas pra mim. Lembretes de coisas muito importantes que nunca posso esquecer. Aí me dizem "mas não dá pra ler direito", normalmente virando a cabeça e espremendo os olhos. E daí? Eu fiz a tatuagem para o mundo ler? Bem, vocês já sabem a resposta. E aí vem a outra pergunta "por que palavras/por que palavras em inglês"? Porque sim! Ou a variação pior de todas "eu não gosto de inglês, por que você não tatuou em português?" Ai meu saco! Eu poderia ter tatuado em sânscrito! Aí sim ninguém ia ler! Gente, cada tatuado tem a sua viagem. Ele pode até te explicar, e você pode, sim, achar tudo aquilo muito ridículo, mas, uma dica: guarde pra você!

Outro tipo de comentário que me racha a cara é "você não tem cara de que tem tatuagem". E quem tem tatuagem tem cara de quê? Hein, cara pálida? "Você tem cara de santinha, de certinha, de CDF, de nerd". Tem que ser diabinha pra tatuar o corpo? ahhh ta! E ter tatuagem reduz a minha inteligência, minimiza o meu caráter? ahhh ta! (por acaso eu tenho "cara" de engenheira? de mestranda em administração? de asmática? de míope? então???)

Outros tópicos recorrentes: sim, eu tive coragem de fazer; sim, doeu; não, não usei anestesia e nem bebi (questão de princípios pessoais: quer a tatuagem? assuma a dor que ela vai te causar! sinceramente, acho a dor uma parte instigante do processo) e não, não me arrependi. Minha primeira tatuagem tem 6 anos, a segunda, 5, e a terceira, 3. E quando eu ficar velha? Serei uma velha tatuada! Ah, e nunca tive problemas no meu trabalho por causa das tatuagens. E, como vocês sabem, não trabalho no lugar mais descolado do mundo.

End of history

Só um pequeno desabafo livremente inspirado aqui.

Um comentário:

Joanna Renner disse...

tu tem cara de míope sim, Cissa! Sacanagem! beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...