segunda-feira, 4 de julho de 2011

O mais importante do mestrado (ou: muito obrigada, queridos amigos!)

Esse negócio de estar em férias me deixa fervilhante de ideias e eu tenho vontade de blogar o tempo todo!
O que movimentou meu dia foi a divulgação da última nota que faltava para fechar o semestre no mestrado, e era justo a de Finanças. Hoje, logo cedo, a primeira coisa que eu vi quando acordei (às 6h30, diga-se) foi o email do professor divulgando as notas. E, sim, meus amigos, acabou tudo bem. Acabou tudo ótimo, aliás. Muito melhor do que eu poderia sonhar quando estava apavorada no início do semestre.

E depois de tanto ralar, e de colher o resultado de tanto esforço e superação (sim, porque, como vocês sabem, eu saí completamente da minha zona de conforto e fui estudar uma coisa totalmente nada a ver com a minha formação), eu penso em tudo o que aconteceu neste semestre e descubro que tudo o que eu tenho a fazer é agradecer. Sim, agradecer, porque se há algo deste período que vai me acompanhar no futuro, e que vai sempre me dar aquela nostalgia "dos tempos do mestrado" são as pessoas incríveis que eu conheci.

Engraçado que quando eu saí da faculdade, achei que tinha feito até ali todos meus amigos verdadeiros. Depois comecei o Cenpro e, numa convivência tão intensa de 13 meses consegui descobrir mais alguns amigos de fé. Nesta altura do campeonato eu já estava me convencendo que o ambiente acadêmico, que naturalmente favorece a colaboração, aproxima as pessoas. Diferente do ambiente de trabalho, que é bem mais competitivo e onde os interesses pessoais acabam se sobressaindo. Pra confirmar essa minha teoria, tive o prazer de encontrar pessoas maravilhosas neste primeiro semestre.

Eu sei que quando a gente resolve citar nomes corre o risco de cometer injustiças e de esquecer de alguém. Mas como o blog é meu e eu faço o que eu quero nele vou correr este risco pra falar de algumas pessoas que fizeram a diferença na minha vida neste período: tem as duas Aninhas (a Anna Maria e a Ana Cláudia) que são duas das pessoas mais doces que eu conheci na minha vida. Pessoas sempre de bem com a vida, de bom humor, com uma energia super positiva. Tem a Thais, uma guria muito determinada e centrada, sempre muito prestativa, com quem dividia minha indignações e meus papos sobre tudo, e com quem me identifico demais. Tem a Rebeca e o Fernando, o casal mais querido do mestrado, os dois super dedicados, com uma história que eu admiro muito. Tem a Helga, guria das mais inteligentes e com mais habilidades múltiplas que eu já conheci, que é tão diferente de mim - nós divergimos nos gostos sobre quase tudo! - e que eu acho que é por isso que nos damos bem! Tem a Malu, que veio do Rio Grande oposto ao meu, e que já mostrou que tem muita garra. Tem a Manu, uma das pessoas mais sinceras que já conheci!

E tem as duas criaturas que mais me deram trabalho neste mestrado: Mari e João! A Mariana é daquelas pessoas que desde o primeiro dia, na prova de nivelamento, dava a impressão de que já era minha amiga de décadas! Daquelas pessoas pra quem a confiança era algo implícito, eu já sabia que podia confiar nela sem nem mesmo saber nada da sua vida, só de olhar. Ela pode até dizer que Finanças ia ser bem mais difícil sem mim, mas só ela sabe (talvez não saiba, mas vai saber agora) o quanto me apoiou, me motivou, me deu energia quando eu mais precisei. Mariana é aquela pessoa que, se é tua amiga, vai até o inferno e volta pra te ajudar. Sabe "amiga de fé, irmã, camarada"? É ela! Ciumeeeeeenta que só, mas eu adorava o jeito que ela mandava eu e João ficarmos quietos na aula! Coisa de amiga-mãe... E o João, foi, talvez, a pessoa mais improvável que conheci nessa coisa toda de fazer mestrado. Improvável porque nos conhecemos lá no cursinho preparatório da Anpad, onde eu olhava pra ele e pensava "qual é a desse cara?". Não era exatamente um recém formado (fica tranquilo João, que não vou revelar tua idade!), um empresário... Por que esse cara queria fazer mestrado? Começamos a conversar nos intervalos das aulas (aliás, achei alguém que fala mais do que eu!), no fim das contas nos tornamos colegas na Puc, e hoje acho que posso dizer que ele é um dos meus melhores amigos. Não sei quem estava mais desesperado no começo do curso, eu ou ele! Morrendo de medo de tudo (ele não era muito chegado aos números e eu nunca tinha estudado nada daquilo) combinamos nos ajudar, eu nas Finanças, ele no Marketing. E que dupla dinâmica, hein? Foi ele que me ajudou a fazer com que todo esse esforço fosse muito mais leve, que dividiu comigo as aflições do "será que vamos passar?", do "será que vai dar tempo?", e que também me proporcionou muitas, muitas risadas MESMO! Saber rir até chorar? Pois é, ele é mestre dessa arte. E vive dizendo que eu é que sou engraçada! Vai entender?

No final deu tudo certo, passamos em tudo com louvor, e, sabe o que é o melhor de tudo? Cresci, mudei, e angariei todas essas pessoas lindas pra minha vida. Precisa mais?

Muito obrigada, meus queridos amigos, por fazerem parte da minha vida!


(Às vezes me dá uma tristeza de saber que agora cada um vai pra sua área de concentração e que, por isso, nos encontraremos muito menos...)

9 comentários:

Tecnologia Líquida disse...

Nossa, fiquei até emocionado!!! Mas como homem nao chora, e hoje estou especialmente "sensível", vou parar por aqui - rsrsrs... Adorei tb te conhecer e conviver com alguém tãããooo especial, inteligente, encantadora, amiga, solidária (e bonita, pq não? Rsrs).
Espero q continuemos juntos pro q der e vier!
Bjs.
João

Thais Monnerat disse...

Clarissa, que lindas palavras!!! Estou emocionada e diferente do João vou chorar sim!!! Definitivamente o melhor deste mestrado são vocês, o grupinho VIP!! Bendito encontro na vida AMIGOS!!!

Cissa disse...

Muito bem: Bendito encontro na vida! Que conspiração cósmica foi essa pra juntar essas pessoas na mesma hora e lugar? Coincidência ou destino? Cada um com uma história tão diferente... Só sei que sou muito feliz por fazer parte de tudo isso!

Mariana disse...

Caraca, tô completamente arrepiada!Adorei as suas palavras, Cla! Eu juro que imaginava que este primeiro semestre seria especial, pela decisão difícil que eu tomei, abrir temporariamente mão de uma carreira e um conforto financeiro para voltar a estudar e dar um 180º , mas em MOMENTO NENHUM eu achei que fosse encontrar amiga tão especial feito vc. Foi uma conspiração cósmica mesmo. Realmente, não teremos mais o encontro constante, diário. Pelo menos não na PUC. Mas isso não importa mais. Amiga, vc entrou na lista dos Amigos com "A" maiúsculo: aqueles que não importam a distância, são os GRANDES amigos. Para o que der e vier. Para ligar no meio da noite, para sair, beber, e não lembrar de nada no dia seguinte. Para emprestar o ombro e segurar a mão. Para celebrar as vitórias e chorar as derrotas. Nosso encontro foi um encontro escorpiano: cheio de intensidade (ok, um pouquinho de ciúme tb). Te amo, Ô, gaúcha! :) Beijão!

Mariana disse...

Thais e JR, o post ainda foi direcionado para a Cla, por isso não citei vcs. Fiquei muito emotiva agora. O grupo VIP é especial. Encontro cósmico. Estava escrito nas estrelas. A gente deve ter sido amigos no mesmo exército em uma vida passada! Que continue assim!!!! :DDDD

Cissa disse...

é muito amor!

Caio disse...

Clarissa, tudo bem? Tenho acompanhado o seu blog já há algum tempoo, sem comentar. Na verdade o que vou comentar aqui não tem relação com o post. Eu estou começando o curso de formação de Engenheiro de Processamento aqui no Rio e estou com algumas dúvidas na cabeça. A pior de todas é: como você fez pra arranjar apartamento aqui no Rio? foi difícil? onde e como você procurou?

Cissa disse...

Oi Caio! A parte do apartamento é muito angustiante mesmo, até porque pelo que eu tenho acompanhado os preços estão exorbitantes! Mas, na época que eu cheguei no Rio eu logo combinei de dividir apartamento com uma colega do Cenpro (o que, de certa forma, divide também a angústia). Não lembro exatamente se encontramos pelos classificados do Globo ou pelo Zap. Mas o certo é que gastávamos quase todo nosso tempo livre procurando e visitando apartamentos. Nas duas vezes em que procurei apartamento aqui eu fui pelo Zap e pelo Globo. E tem que ter muita disposição para visitar, além da necessidade de ser rápido na decisão, porque apartamento bom e com preço razoável sai que nem pão quente aqui no Rio. Defina algumas regiões prioritárias para começar. De Copacabana até o Catete tem grande chance de você encontrar alguma coisa legal. Você sabe que a empresa te dá uma carta que serve como garantia de pagamento de aluguel? Muitas imobiliárias aceitam no lugar do fiador, já que quem é de fora tem grande dificuldade com isso. Que me lembre, é isso. Qualquer coisa entre em contato aqui, ou no twitter, ou no email (clarissapc/gmail). E boa sorte!!

Caio disse...

Oi Clarissa, obrigado! Eu também to procurando pelo O Globo, até comprei o jornal hoje, e o preço tá salgado mesmo! Tava pensando em ir em alguma imobiliária amanhã pra me darem alguma ideia disso. Tava pensando em alugar alguma coisa na Tijuca porque acredito que o custo de vida deve ser mais barato la. Acho que vou dar uma andada por lá amanhã pra sentir o clima do bairro. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...